Universidade da Beira Interior

UBI

A Universidade da Beira Interior entra agora numa nova fase da sua vida, não só devido às alterações no panorama legislativo nacional, que enquadra o Ensino Superior Português no Espaço Europeu de Ensino Superior, mas também porque dela se espera o cumprimento de novas exigências de Qualidade. Qualidade que decorre da adoção da Estratégia de Lisboa, das normas da ENQA – European Association for Quality Assurance for Higher Education e das recomendações da EUA – European University Association, essenciais para enfrentarmos com otimismo e determinação os desafios que se avizinham. Como fui afirmando ao longo do tempo, confio na UBI para enfrentar esses desafios.

Numa Universidade, os recursos humanos são a essência da sua qualidade, no que respeita ao ensino, à investigação, aos serviços que presta a estudantes e docentes e na sua relação com a sociedade. Após uma fase de expansão física e de aumento do número de docentes doutorados e de alunos, a UBI está agora pronta para enfrentar um mundo cada vez mais global e competitivo.

A Qualidade numa instituição universitária do século XXI é indissociável de um crescente processo de internacionalização, o qual não se reduz a um mero fluxo de alunos e professores, embora tal seja por si só importante. A internacionalização da UBI não passa apenas pela competitividade científica, através da publicação de artigos nos espaços científicos mais competitivos, como o dos Estados Unidos e do Norte da Europa, mas também pela captação de alunos estrangeiros, oriundos dos mais diversos pontos do globo, e pela criação de parcerias internacionais, no âmbito do ensino e da investigação. A UBI será capaz, num futuro próximo, de organizar 2ºs e 3ºs ciclos em parceria com instituições nacionais e internacionais de reconhecido mérito, bem como para oferecer um conjunto de cursos de pós-graduação em língua estrangeira.

Uma parte essencial dos recursos humanos da UBI é constituída pelos nossos alunos. É preciso que eles sintam que a missão da Universidade passa, em larga medida, por lhes proporcionar uma formação global, que os dote de competências científicas e técnicas, mas também sociais e relacionais, desenvolvendo o seu sentido de cidadania, preparando-os para um mundo e um mercado de trabalho sem fronteiras.

Numa época em que o mercado de trabalho tem dificuldade em absorver todos os graduados, onde o desemprego e essencialmente o sub-emprego começam a ser realidades cada vez mais prementes, a UBI responde a estes problemas com uma estratégia de qualidade que visa tornar os seus graduados mais competitivos, mais apetrechados para o mundo do trabalho.

A European University Association recomenda que a Universidade desenvolva o ensino por objetivos e tutorialmente acompanhado, entendendo-os como elementos distintivos da sua orientação pedagógica. É estratégico para a UBI promover a formação pedagógica dos docentes e o aprofundamento do ensino centrado no aluno, baseado na aprendizagem por objetivos, orientar e apoiar o seu alargamento progressivo a mais áreas do saber. Para tal, a UBI dispõe de adequados recursos físicos, como sejam as bibliotecas, os laboratórios e as salas de aula. Mas conta, também, com um corpo docente com elevada experiência, competência e motivação para implementar estas mudanças e acompanhar os nossos alunos no seu processo de aprendizagem.

À UBI cabe a promoção de uma cultura de qualidade, de direitos e deveres, em que todos estejam conscientes do contributo que devem dar e dos benefícios que devem receber, enquanto membros desta grande casa, que é a Universidade da Beira Interior. Penso que só uma cultura baseada nestes princípios pode alicerçar, de forma sólida, o futuro da nossa instituição.

A todos os estudantes da UBI, aos atuais e àqueles que em breve ingressarão na nossa instituição, faço votos dos maiores sucessos no seu processo de crescimento académico e pessoal, e garanto o empenho e a determinação da instituição em lhes proporcionar todas as condições necessárias a esse crescimento integral.

Confio no futuro, confio na UBI.

Mensagem do Reitor da Universidade da Beira Interior

Joao António de Sampaio Rodrigues Queiroz

O site www.CursodeMedicina.com criado por Bernardo Pessoa para ajudar todos os colegas e futuros médicos