Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

ICBAS

O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar - ICBAS, é uma unidade orgânica da Universidade do Porto com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultura e prestação de serviços à comunidade.

Os domínios científicos do ICBAS situam-se no âmbito da Biologia Fundamental e Aplicada, nomeadamente nas áreas da Saúde, do Ambiente, da Produção Animal, Transformação e processamento Alimentar e do Controlo de Qualidade. Assim, essencialmente tecnológicas ou tecnoprofissionais, as formações do ICBAS privilegiam a preparação para o exercício profissional da medicina humana, da medicina veterinária, das ciências do meio aquático, da bioquímica e da bioengenharia, ou oferecem especialização de 2º e 3ºciclos nessas em áreas e outras relacionadas.

A preparação dos estudantes requer professores altamente qualificados e profissionalmente exigentes, pelo que o ICBAS trabalha, em estreita colaboração, com estruturas associadas, como o Centro Hospitalar do Porto (Hospital Geral de Santo António, Maternidade Júlio Dinis e Hospital Maria Pia), Hospital Magalhães Lemos, Instituto Português de Oncologia (IPO), Hospital Joaquim Urbano, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Centro Hospitalar do Nordeste – Hospital de Bragança e Centros de Saúde da ARS Norte, locais onde os estudantes receberão parte da sua formação.

Para além do Polo Central de que o ICBAS dispõe no Polo I da U. Porto, esta unidade orgânica usufrui de instalações no Campus Agrário de Vairão (ICAV) - em Vila do Conde - onde para além do ensino de ciências veterinárias, se pratica investigação clínica no âmbito dessa área, através do Centro de Reprodução Animal de Vairão (CRAV) e Centro Clínico de Equinos de Vairão (CCEV).

Paralelamente, o ICBAS colabora com importantes instituições de investigação associadas da U. Porto, tais como os Laboratórios Associados o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), tendo duas unidades de investigação sediadas no seu espaço base: a UMIB (Unidade para a Investigação Multidisciplinar em Biomedicina – anatomia, farmacologia, biologia molecular e citologia) e a UNIFAI (Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos).

De referir, ainda, que essa parcerias são extensivas às entidades públicas nacionais e estrangeiras, nomeadamente o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), a Estação Litoral da Aguda (ELA), as Faculdades de Ciências e de Engenharia da U. Porto. E ainda universidades e institutos de investigação da França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Países Baixos, Roménia, Tailândia, Estados Unidos da América, Chile, Argentina e Brasil, entre outros.

O ICBAS oferece também serviços especializados à Comunidade, tais como Exames complementares e diagnóstico colaborando com os Hospitais de Santo António, S. João, IPO Porto e Lisboa, Instituto de Genética Médica, Hospital Maria Pia e Instituto de medicina Legal do Porto.

No que respeita aos recursos humanos, o ICBAS conta com cerca de 260 Docentes, dos quais 132 são Doutorados, e 27 Catedráticos de carreira, que asseguram o ensino desde o 1º ao 3º ciclos de estudos; ações de formação contínua; e a prossecução de investigação, desde a básica até à aplicada.

O ICBAS tem nos seus recursos humanos investigadores de renome internacional, que desenvolvem um trabalho significativo em múltiplas áreas científicas, como por exemplo a anatomia, biologia celular, farmacologia, imunologia, patologia, psicologia, toxicologia e a química, produzindo, de forma continuada e crescente, inúmeros artigos em publicações especializadas internacionais.

O ICBAS dispõe de um Centro de Simulação Biomédica, associado ao ensino de clínicos onde se incluem simuladores de diversas patologias, alguns dos quais únicos no país, como por exemplo alguns simuladores de patologia cardiovascular.

O Centro de Simulação Biomédica está acessível aos estudantes do ciclo clínico e aos docentes e está equipado com modelos de simulação de suporte básico de vida, de suporte imediato de vida, de exame ao fundo dos olhos e aos ouvidos, de toque retal, de patologias cardiorespiratórias, de entubação de doentes, obstetrícia e ginecologia, entre outros. O ICBAS aposta na oferta pós-graduada para os seus estudantes e público em geral, dispondo de Mestrados em vários ramos das ciências da saúde e da vida, bem como Doutoramentos em diferentes áreas.
Para responder com eficácia ao seu ambicioso projeto educativo, o ICBAS aguarda pela conclusão do novo edifício, atualmente em construção. O processo de rentabilização e de partilha entre o ICBAS e a Faculdade de Farmácia tornou possível a existência de um grande Polo de Saúde, no sentido mais abrangente do termo, em estreita colaboração com o Centro Hospitalar do Porto, ampliando as valências do Hospital de Santo António, da Maternidade Júlio Dinis e do Hospital Maria Pia, de que todos poderão beneficiar num futuro muito próximo.
No âmbito da sua abertura à sociedade, o ICBAS oferece às escolas do ensino secundário e aos seus alunos em particular a oportunidade de visitas guiadas aos seus laboratórios, museu anatómico e a consulta das numerosas obras da sua biblioteca Alberto Saavedra. As atividades extracurriculares potenciadas pelo ICBAS, pela AEICBAS e por outras associações sedeadas na nossa casa (como seja o prestigiado Coral de Biomédicas) são muitas e enriquecedoras, contribuindo para o renome desta Instituição.

Bernardo Pessoa

O site www.CursodeMedicina.com criado por Bernardo Pessoa para ajudar todos os colegas e futuros médicos