Depoimentos Alunos Coimbra Depoimentos de alunos de Coimbra

medicina-coimbra-2

Relembro o primeiro dia de aulas como aluna da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra como se de ontem se tratasse. Os doutores, de capa negra, com um olhar altivo de desdém e tirania. A Torre da Universidade, imutável e intemporal, assistindo ao espetáculo com a parcimónia do costume, abençoando as vidas de estudante que ali se iniciavam. Mas como diz o poeta, "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Os professores inspiraram ambições e ensinamentos para a vida, os colegas são hoje família, o idealismo concretizou-se na humanidade de um mundo novo, os sonhos floresceram numa nova primavera. Com a minha capa velhinha, cantei pelas ruas a Canção de Coimbra, chorei ao luar da Sé Velha, cresci no seio desta Coimbra dos amores. Vivi e fui Saudade. 
Hoje o futuro amanheceu, mas Coimbra é ainda parte de mim, uma amálgama de riso e pranto, de luz e amargura. São pedaços de paixões não esquecidas, amizades indiscritíveis e inabaláveis, lágrimas de tempos de estudante, raízes e memórias coalhadas. Afinal, Coimbra será para sempre minha, memória de doces verdes anos onde poderei sempre voltar. Se um dia Coimbra me amasse 
E em mim recordasse um pedaço de si 
Meu coração inquieto e saudoso 
E em constante alvoroço
Seria feliz. Se um dia Coimbra me olhasse 
E em mim contemplasse um ser digno de si 
Como eu, insistente, persig 
Em seu corpo macio
 As mágoas e amores que ali vivi. 
Quem dera, a saudade secasse, A agonia aquietasse
 E calmo o Mondego pudesse seguir, Caminhos de nostalgia. 
Quem dera, num enlevo me abrace
tua alma esquive E em ti me faças, eterna 
para sempre tua cativa. Mariana Rei

medicina-coimbra-1

Coimbra é das melhores cidades do mundo para se estudar, pois o seu espírito acolhe-nos de uma maneira única e inexplicável. Coimbra foi das melhores decisões que tomei na vida, pois não se trata de uma simples cidade para onde se vai estudar, mas sim uma cidade cheia de história e tradições que sem darmos conta nos prende, nos aproxima, nos faz sentir e principalmente nos ensina a sentir.
Fui para lá estudar com uma amiga, o que tornou a adaptação a esta nova cidade mais fácil, mas sem dúvida que o que me fez sentir bem e acolhida desde o primeiro dia em que me fui inscrever foi a recepção dos doutores, que fizeram questão de nos praxar, de nos conhecer e principalmente que nos integrássemos. Em uma semana já falávamos com a maior parte dos nossos colegas, almoçávamos e jantávamos juntos, combinávamos cafés, saidas à noite, cinemas. Depressa arranjei uma madrinha que me orientou tanto na faculdade como na cidade, deu-me todos os seus apontamentos e mostrou-se disponível para o que eu precisasse. No meu segundo ano entrei para uma tuna (Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra) que me permitiu conhecer muitas pessoas diferentes de outras faculdades e universidades e viver ainda mais o espírito académico. São as pequenas tradições que Coimbra tem que fazem esta cidade tão especial, desde o irmos mascarados no cortejo da latada e morder os nabos dos doutores enquanto caloiros, a ouvir a serenata monumental na sé velha juntamente com outros milhares de estudantes de capas traçadas que partilham o mesmo sentimento que nós, a irmos em cima de um carro com os nossos amigos na queima, a sermos baptizados e baptizarmos no rio mondego, a irmos de directa dormir na praia da figueira num comboio cheio de estudantes, a estudar em cantinas ou num café qualquer ou numa das muitas bibliotecas que a cidade tem, a entrar numa tuna ou simplesmente olhar para cima e ver a Cabra (chama-se cabra à torre do relógio da universidade) e a Universidade iluminada enquanto toda a família capas negras chora uma lágrima enquanto ouve a sua última balada no último dia da sua queima.
Coimbra tem muito para oferecer e se nos deixarmos, estes podem ser os melhores anos das nossas vidas. Por muito que tente explicar Coimbra, tal não é possível, pois esta cidade vive-se e sente-se e só quem cá passa, compreende.

medicina-coimbra

O curso de Medicina em Coimbra permitiu me uma ampla formação teórica, num hospital de excelência com professores conceituados. A construção pessoal que seis anos de faculdade inevitavelmente acarretam são, na minha perspectiva, particularmente marcantes numa cidade como Coimbra, intrinsecamente ligada ao associativismo e à vida académica em geral. No entanto, o aumento do numerus clausus nos últimos anos reflectiu-se nos anos clínicos, sendo que actualmente há várias disciplinas práticas em que o ratio aluno/tutor é elevado, sendo esta a maior desvantagem do estudo universitário na FMUC. Sinto agora, findos seis anos, que a escolha da FMUC e de Coimbra para o meu percurso académico foi, sem dúvida, a opção mais acertada.

medicina-coimbra-3

"Coimbra é uma lição, de sonho e tradição..." Quem passa por Coimbra sabe do que estou a falar...a ponte da nossa despreocupada meninez para o futuro incerto do mundo adulto, uma caixinha de surpresas, uma grande família, a conciliação entre o divertimento e a responsabilidade de estudante, a academia e a praxe para quem gosta, os dias e as noites sem dormir a aproveitar cada minuto da Queima das Fitas, as cartolas e as bengaladas de desconhecidos, as grandes e sinceras amizades que se fazem para toda a vida, a saudade, o Mondego a banhar a cidade como um grande lago de lágrimas dos que já lá passaram, os sorrisos e as tristezas partilhadas, a união, uma escola que nos ensina e prepara a encarar a vida e as suas vicissitudes como um desafio a vencer...isto é viver Coimbra.

Read more: Depoimento de aluno de Coimbra 1

O site www.CursodeMedicina.com criado por Bernardo Pessoa para ajudar todos os colegas e futuros médicos