espanha-medicina

Estudar Medicina em Espanha

Espanha continua a ser uma das principais alternativas para os jovens que não conseguem alcançar as médias de acesso para estudar Medicina em Portugal.

A união europeia autorizou recentemente um processo de equivalência de estudos aos alunos Portugueses que pretendem candidatar-se a Espanha – Acesso União Europeia. Para esta via o candidato deve:
- Solicitar à UNED a credencial que certifica e converte a classificação de acesso ao Ensino Superior do aluno em Portugal para a aquela que será a sua nota de acesso Espanhola e que irá corresponder à sua classificação PAU (Prova de Acesso à Universidade).
- Homologar os estudos Portugueses através da PAU (http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,674429&_dad=portal&_schema=PORTAL)
- Ralizar a pré inscrição nas Universidades a que se candidata (http://www.institutoespanhol.pt/index.php?area=18&conteudo_id=116)
- Alcançar um nível médio / avançado da lingua castelhana de forma a obter aprovação na prova de lingua Castelhana.

Além desta nova via de acesso, os candidatos Portugueses poderão ainda ingressar no Curso de Medicina em Espanha pela via da Selectividad

Nesta via de acesso, o estudante português realiza as provas de acesso da Selectividad – que são o equivalente às provas de acesso ao Ensino Superior em Portugal. Irá assim apresentar a sua candidatura com a classificação do ensino secundário ponderado com a classificação obtida nestas provas. Nas provas de Selectividad, os candidatos poderão inscrever-se no máximo em quatro exames / disciplinas. Na nota de acesso, só irão contar os dois melhores resultados, sendo para a candidatura no Curso de Medicina as disciplinas principais Química, Física. Os exames decorrem em duas fases - Junho e Setembro sendo realizados em Lisboa.
Para mais informações, deve-se contactar directamente a UNED (http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,677561&_dad=portal&_schema=PORTAL e http://portal.uned.es/portal/page?_pageid=93,1165415,93_20552890&_dad=portal&_schema=PORTAL)

Independentemente da via de acesso, a preparação da candidatura deve requerer a equivalência de estudos secundários portugueses ao "título de bachiller" espanhol, obrigatório para candidatura às universidades em Espanha solicitando no estabelecimento de ensino que o aluno frequentou os seguintes documentos:
- Extracto de classificações original de aluno do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, em que estejam discriminadas individualmente todas as disciplinas e notas, devidamente assinado e carimbado;
- Diploma/certidão de habilitações original de conclusão do ensino secundário, devidamente assinada e carimbada;
- Documento/extracto original comprovativo de pagamento da taxa de equivalência, emitido a nome do aluno, carimbado e assinado pela entidade bancária (anexamos instruções de pagamento);
- Cartão do Cidadão/passaporte

Os alunos que se encontram matriculados no 12º ano de escolaridade devem iniciar o processo do pedido de equivalência com o extracto de classificações do aluno com as classificações do 10º e 11º anos. Uma vez finalizado o 12º ano e realizadas as provas nacionais apresentarão novo extracto de classificações e uma certidão de conclusão do ensino secundário, a fim de completar o processo de equivalência de estudos.

Locais de apoio ao processo de candidatura

- LISBOA:
Conselhería de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal
Avenida da Liberdade, nº 40 Cave – Lisboa.
Horario de Atendimento pessoal: Terças, Quartas e Sextas-feiras das 12,00 às 13,30 horas.

- PORTO:
Assessoría Técnica de Educação
Rua Fernandes Tomás, 424-7.º Sala 4 – Porto

Exemplificando, a nota de admissão é calculada da seguinte maneira:
Nota de admissão = (0.6NMB + 0.4CFG) + aM1 + bM2
NMB = Nota Média Secundário
CFG = Classificação da fase geral
M1, M2 = As duas melhores classificações das disciplinas superadas na fase específica.
a, b = coeficientes de ponderação das disciplinas da fase específica (estabelecidos por cada Universidade).

Sites importantes


- Notas de corte do ano lectivo 2010/2011: http://4.bp.blogspot.com/_YVlJjVecOQg/TTR6pgpURaI/AAAAAAAAUEc/3yaECDGFhy4/s1600/NOTAS_CORTE.gif.jpg
- www.educacion.es
- www.educacion.es/portugal
- www.universidad.es

Bernardo Pessoa

O site www.CursodeMedicina.com criado por Bernardo Pessoa para ajudar todos os colegas e futuros médicos